segunda-feira, 7 de abril de 2014

Posso viajar para Orlando sem falar inglês ?

Não tenha medo de viajar por não saber falar inglês...

Muita gente deixa de curtir Orlando por não saber falar inglês... isso é uma pena, pois mesmo não falando inglês, você pode sim viajar para Orlando. É claro que, se no seu grupo houver pelo menos um que se expresse melhor na língua inglesa, pode ajudar bastante, mas, se não tiver... vão aqui alguns conselhos para minimizar este problema:

Aluguel de carro 
Isso deve ser feito aqui no Brasil, geralmente pela internet, pois dá para traduzir tudo que está escrito no site. Imprima tudo e deixe os vouchers à mão para quando sair da alfândega no aeroporto poder se dirigir à locadora de automóveis e apenas entregar o papel para retirar o carro. Não abra mão do GPS e peça para vir programado em português.  

O GPS te levará onde você quiser, desde que você indique o endereço bem certinho. Muito cuidado com o nome das ruas. Lá é comum ruas distantes com nomes idênticos - o que muda é apenas a letra inicial: N ou S para Norte ou Sul e E ou W para Leste ou Oeste. Na tela do GPS vai aparecer a rota a ser seguida e a locução avisará a hora de dobrar as esquinas. Tudo é muito bem sinalizado por lá e basta prestar um pouco de atenção.


Uma dica: já no aeroporto, procure conversar com brasileiros que também estão viajando para lá e descobrir quem vai alugar carro ... se precisar peça uma ajuda...  as pessoas em férias são sempre mais simpáticas, atenciosas e solidárias... não será difícil encontrar quem lhe dê uma força... 

Conte também com os funcionários das cias aereas, locadoras e o comércio em geral. Como há milhares de brasileiros viajando para lá o ano inteiro, em todos os lugares há muita gente que fala espanhol, português e, principalmente o "portunhol". 

Para que você não perca tempo procurando endereços dentro do carro para informar ao GPS, leve impressa uma lista daqui, contendo todos os endereços dos lugares que pretende visitar lá: parques, supermercados, aeroporto, etc... Veja um a um na internet - pode dar um pouquinho de trabalho, mas vai poupar muito mais lá. Por experiência própria, deixe uma cópia da lista dentro do carro e outra com o membro mais organizado da família. 

Alguns endereços, como dos parques, são únicos, outros, como supermercados por exemplo, têm várias lojas pela cidade. Neste caso, ao procurar no Google Maps peça o mais próximo do local onde você vai se hospedar para ter um endereço como referência. Depois, andando pela cidade, você vai encontrar outras lojas desta rede e aí é só parar e entrar.

Só para ilustar: se você está hospedado em uma casa localizada no Crystal Cove Resort, ao sul de Orlando, em Kissimmee e quer fazer compras no Walmart: se for procurar "walmart em kissimmee"  encontará três endereços: 
- 1471 E Osceola Pkwy
- 3250 Vineland Rd
- 4444 W Vine St


Como saber qual o mais próximo? Se programar um a um no GPS, precisrá esperer que ele se localize para apontar as distâncias - isso pode desperdiçar um tempo precioso, afinal, o período de férias é para aproveitar passeando e não dentro do carro.

Minha sugestão é pesquisar tudo isso antes aqui no Brasil. Procure no Google Maps a opção COMO CHEGAR e digite no quadro 1 - o endereço da casa onde ficará hospedado e no quadro 2, um a um os endereços encontrados das lojas da região. A resposta surpreende, pois uma loja chega a ser 3 vezes mais distante que outra. Acompanhe o resultado:
- 1471 E Osceola Pkwy - 17 minutos
- 3250 Vineland Rd - 7 minutos
- 4444 W Vine St - 5 minutos

Clique aqui para ter os principais endereços de compras: 



Hospedagem

Quanto à hospedagem, proceda da mesma forma: tente ter tudo por escrito e traduza por aqui. Leve os vouvhers para apenas chegar e entrar. Se alugar uma casa, dê preferência para proprietários brasileiros. Poderá se comunicar e fazer todas as perguntas por e-mail ou por telefone. Quanto mais informação puder ter antecipadamente, já terá tudo traduzido e não precisará perguntar muita coisa lá.

Nos hotéis geralmente há quem fale "potunhol" ou algum hóspede brasileiro que poderá ajudar.

Cheguei, mas... e aí???
Quando for necessário fazer perguntas, como: quanto custa? onde fica o banheiro? etc a maior pegunta é: dá para se virar sem fala inglês? Sempre dá!!! Procure ver tudo antecipadamente na internet para ir com boa parte das dúvidas já esclarecidas e tudo bem explicado. 

Uma das fontes de pesquisa são os blogs, como este, que trazem muita informação confiável.

Outra fonte são as revistas e sites de turismo, porém nem sempre explicam com tamanha riqueza de detalhes.

Dentre a enorme variedade de fontes de informação, há aplicativos para aprender inglês que podem ser levados no seu bolso. Se você tem smartphone ou tablet, pode baix-a-los em seu aparelho. Eles permitem a tradução de textos, palavras, oferecem vocabulário básico no idioma escolhido, frases mais usadas, etc. Dê uma olhada: http://www.aplicativosingles.com.br 

Há também livros de bolso com palavras e expressões mais usadas, que se compram em livrarias ou em bancas de revistas - como a viagem é longa, ler estes guias é um ótimo passatempo para o avião... Mas lembre-se de comprar um para cada pessoa do seu grupo...

Se quiser economizar, compre um, estude antes de viajar e faça uma lista prévia de perguntas básicas mais frequentes. Traduza ainda aqui. Imprima e deixe uma cópia com cada pessoa do seu grupo. Isso ajudará dando autonomia a cada um e, principalmente, evitando sobrecarregar uma só pessoa na viagem. A lista de perguntas pode começar com:  
- Onde fica o banheiro? 
- Quanto custa isso? 
- Você poderia me ajudar? 
- Você fala português? 


Mapas
Já na entrada, os parques disponibilizam gratuitamente mapas (inclusive em português) que são auto-explicativos, indicando cada coisa em seu lugar. O mesmo acontece com os shoppings.

Se ele consegue se fazer entender, por que você não vai conseguir????

Mímica
Não tenha vergonha e pagar mico... turista paga mico o dia inteiro... se não conseguir entender ou se fazer entender, faça mímica ou desenhe o que deseja na hora de pedir ajuda nas horas do "aperto". Se está num restaurante e viu alguém comendo um prato que lhe agradou, aponte para o prato e diga que quer um igual. Use a criatividade e mantenha o seu bom humor.

Nenhum comentário :