quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dá gosto viajar pelas estradas da Flórida

As estradas da Flórida têm asfalto perfeito...
dá gosto rodar de carro ou de moto

Para nós, brasileiros, acostumados com as estradas esburacadas e com paradas imundas é difícil acreditar que durante os 360 km do caminho entre Miami e Orlando, tem apenas 4 paradas que mais parecem shopping de grandes cidades e, pasmem... NENHUM BURACO!!!

Paradas de Beira de Estrada
As paradas de beira de estrada ficam no meio das duas pistas (lado esquerdo da direção do veículo). São enormes, com praça de alimentação, algumas lojas de conveniência, posto de abastecimento e muita limpeza.

Entrada da parada de beira de estrada ente Miami e Orlando

 Repare na limpeza do chão...

 Muito espaço e grande variedade de fast foods
 
Do lado de fora, o posto de abastecimento 


O trânsito
Não há um número tão grande de caminhões como nas estardas brasileiras, s os que existe são enormes. Há também muitas motos trafegando nas estradas, todas igualmente muito grandes. Em alguns pontos, conforme o horário, pode haver engarrafamentos, mas é muito incomum. 

São várias pistas, sem buracos, muito bem sinalizadas. E eles não param de construir novas estradas, pontes e viadutos... cada vez que a gente passa em uma estrada, há uma obra nova de construção, não de tapa buracos.... isso ajuda a escoar o fluxo de veículos, é muito bem planejado.


   De dentro do nosso carro fotografamos 
este carro mais que bizarro na estrada... 

Caminhões enormes pelas estradas 
não são a maioria, como aqui no Brasil 
 
 Asfalto perfeito é um convite à viagem de moto... 
e sem capacete, pois lá não é obrigatório

Sinalização
Para ter acesso às paradas, há muitas placas indicando as saídas. Em algumas estradas, as paradas não estão na beira do asfalto, mas somente nas saídas. É fácil entender as placas, pois são, em sua maioria, ilustradas com as marcas.

Também as direções e limites de velocidade são bem explicados por meio da sinalização. Para nós, brasileiros, a tentação é correr além dos limites, primeiro pelos carros que são muito potentes e depois pela segurança que o asfalto perfeito dá... o problema é que tem sempre um guarda à espreita... não demorou muito e já fomos multados por excesso de velocidade... foi tenso!


 Várias placas no trajeto indicam as redes de fast food mais próximas

Esta placa indica, além da comida, o posto de abastecimento mais próximo

Aqui se vê a indicação de SAÍDA (EXIT). São todas numeradas. (312)
Será preciso sair da estrada para chegar às paradas.

Pedágio
Como no mundo inteiro, nada é perfeito... tem pedágio nas estradas para estragar a nossa alegria. 

Se o carro tiver o SUN PASS (placa branca), passa na cancela sem pagar e paga mais tarde. Do contrário, pode haver 2 opções: 
- O motorista coloca o valor exato das moedas no recipiente, sem haver funcionário para cobrar ou dar troco (EXACT COINS - placa azul) 
- O funcionário do pedágio recebe o valor para liberar a cancela (CHANGE PROVIDED - placa verde). 

Praça de Pedágio: nem tudo pode ser perfeito

Nenhum comentário :