terça-feira, 24 de março de 2015

Check List: o que levar e o que deixar numa viagem para Orlando

Arrumar a mala é uma etapa muito importante da viagem

Quando a gente planeja uma viagem, sonha acordado... parece que vai demorar tanto... de repente chega a hora e é uma correria sem fim... pode ser viagem para perto ou para longe, longa ou curta,  parece que tudo fica atrasado, surgem dezenas de contra-tempos, uma sensação de que estamos esquecendo alguma coisa, aquele frio na barriga...

Aí começa aquela mania de querer colocar tudo na mala para levar. Nem saiu do País, já está quase pagando excesso de bagagem... na hora de procurar o que realmente precisa, é um stress e o que era um lindo sonho, começa a se configurar em pesadelo... tudo bem, isso é normal, especialmente entre nós, brasileiros, acostumados a deixar tudo para a última hora. 

E não pense que isto só acontece com quem viaja pouco... claro que não!  Conheci pessoas que viajaram a vida inteira e até hoje não sabem como fazer uma mala prática. 

Para tentar ajudar neste momento de extrema expectativa, reuni dicas de várias pessoas que viajam com frequência e juntei à minha experiência como viajante para apresentar este check list. Espero que ajude! 

Check list de viagem para Orlando - o que levar:



Pelas novas normas, instituídas em 2017, cada cia aérea estipula o limite de malas e qual o peso de cada uma para cada viajante, sem pagar taxa extra. Os tamanhos, pesos e valores / franquias variam de acordo com a tarifa paga. É preciso prestar atenção na hora da compra de passagens, para ver qual é a franquia oferecida pela cia aérea. Em geral, nas viagens internacionais o viajante tem direito à "fraquia" de 2 malas com 23 kg cada e 1 mala de mão com 10 kg. As mulheres também podem levar sua bolsa. Vamos começar pela bolsa.

a) BOLSA




Bolsa com tamanho ideal, cor ideal, leve, alça não muito longa, segura, com espaço para identificação, com ziper externo para facilitar a guarda e retirada constante dos passaportes nos aeroportos... e, ainda: linda e chic!


Escolha uma bolsa para ser sua companheira de viagem. Se for comprar uma bolsa nova, prefira uma que seja leve com poucas fivelas e metais. Uma vez viajei com uma bolsa que era um arraso, porém super pesada e cheia de metais... uma desgraça no raio X e nos meus ombros. Outra dica é escolher uma bolsa que não seja muito clara, pois acabará sujando na função " põe e tira" de alfândega. Bolsa branca, nem pensar.Também é aconselhável que seja fácil de abrir e fechar, pois você precisará mostrar seu passaporte várias vezes em cada conexão. 

Se a bolsa escolhida já é uma das suas, antes de mais nada, tire TUDO de dentro dela, pois certamente, mais da metade das coisas que estão lá dentro você não vai precisar lá. Faça com que ela fique leve e com espaço de sobra. Bolsa de mulher é sempre um museu de história da família inteira... Deixe claro para seus filhos que a bolsa é sua e que somente as suas coisas cabem dentro dela... do contrário, eles vão empurrando resto de bolacha, carrinhos HotWeels, chupeta, boneca, casaco e, em poucos minutos, você virou o burrinho de carga da viagem... cuidado!

Bolsas muito graneds tendem a ser o depósito de tudo e bolsas muito pequenas acabam não servindo para muita coisa. Algumas pessoas curtem levar uma mochila e o princípio é o mesmo. Esta bolsa poderá ficar com você, nos seus pés ou debaixo do seu assento. 

O que levar na bolsa:

1) Documentos
- Passaporte - seu e dos filhos
- Autorização para viagem dos filhos,registrada em cartório, caso um dos pais não esteja presente na hora do embarque, caso o passaporte não especifique que podem viajar sem a presença de um dos pais
- Documentos dos filhos que comprove sua filiação (identidade ou certidão de nascimento)
- Carteira de Motorista
- Cartão de Crédito liberado junto ao banco para compras no exterior 
- Cartão Seguro Viagem

Seu RG e CPF não tem validade lá. O que vale é o passaporte, por isso, cuide bem dele! Algumas pessoas aconselham tirar uma cópia autenticada do passaporte para circular com ele e deixar o original guardado no hotel ou casa. Confesso que nunca fiz isso. Prefiro ter o passaporte comigo. Há bolsinhas chamadas "doleiras" que são colocadas em contato direto com o corpo e resolvem este problema. Outras pessoas aconselham a fotografar as páginas do passaporte e salvá-las em seu e-mail para o caso de perdê-lo e precisar tirar 2ª via... volto a repetir: cuide bem de seu passaporte e tudo isso será evitado. Por isso uma bolsa segura, com fechamento total é de suma importância.

Se levar celular ou tablet, guarde nele todas essas informações para poder acessá-las caso necessário.  
Pasta sanfonada - tamanho pequeno para caber na bolsa 
organização que poupa tempo

Eu fiz isso e já vi muita gente aconselhar: use uma pasta sanfonada para organizar os documentos, pois na hora de apresentá-los parece que eles "somem" da bolsa e aí é mico e stress na certa.

Separe os compartimentos por assuntos: 
- Passagens
- Vouchers 
- Documentos das crianças
- Receitas médicas
- Seguro Saúde
- Ingressos
- Cupons de desconto
- Lista de endereços para facilitar na hora de programar o GPS
- Lista de compras e presentes (de preferência com as lojas e seus endereços)
- Notas fiscais do que já é seu e será levado para lá (eletrônicos) para que não sejam confundidos com compras novas e você tenha que pagar imposto na volta.... 
Isso vai facilitar muito a sua vida (como facilitou a minha!)
- Tickets para retirada das malas

Os passaportes eu prefiro deixar separados, no compartimento externo da bolsa, pois serão requisitados diversas vezes durante a viagem e não será necessário abrir a pasta.


2) Dinheiro e Cartões
Por causa do valor de imposto cobrado nos cartões pré pagos e de crédito, muita gente prefere viajar com dinheiro vivo, para economizar. Creio que pode-se levar um pouco, mas acho arriscado levar tudo, afinal, "Dinheiro na mão é vendaval", como dizia a música de Paulinho da Viola.

Na bolsa, leve um pouco de real (pois vai precisar na viagem de volta para pagar estacionamento do aeroporto, fazer um lanche, etc) e um pouco de dólar (suficiente para comprar um lanche no aeroporto lá).

Para o restante do dinheiro, uma dica é separar a quantia total a ser levada entre os membros da família (exceto crianças pequenas) e colocar em "doleiras" - bolsas de pano com ziper, que devem ser usadas em contato com o corpo. É espécie de underwear de pochete.

 

 Doleira - lugar ideal para guardar dinheiro e passaporte 

Para quem prefere levar um pouco de dinheiro e o restante deixar em cartão, a dica é ter um cartão internacional e liberá-lo com seu banco aqui, antes da viagem. Lá, pode sacar o equivalente a U$ 1,000.00 por dia, em qualquer caixa eletrônico do Banco Popular... bem mais fácil e seguro.  

3) Bilhetes de Embarque
Quem faz a compra de passagens via internet, diretamente da Cia Aérea recebe os códigos por email e não precisa imprimir nada. Em alguns aeroportos, basta passar o passaporte pelo scanner dos quiosques de auto-atendimento que já é emitido o bilhete para embarque. Mas há quem compre passagens por agência de viagem e receba material impresso para embarque. Isso deve também estar à mão para facilitar o check in.

4)Voucher do Carro

Se você alugou carro pela internet, assim que pegar as malas, a próxima providência será pegar o carro, por isso é bom que o voucher esteja à mão.

5)Voucher do Hotel ou Casa locada 
Examine, antes de viajar, se o endereço no voucher está bem visível, pois precisará dele para programar o GPS do carro, ao sair do aeroporto. Cuidado com o nome da cidade. As casas geralmente não ficam em Orlando, mas em cidades como Kissimmee, Clermont, etc.

5) Óculos para leitura, óculos de sol
São essenciais, mesmo que você pense em comprar novos lá... não se sabe quando vai encontrar.

6) Absorvente, lenço de papel
As vezes passa-se horas a fio nos aeroportos e uma mulher prevenida vale por duas.

7) Medicamentos
Para dor de cabeça, enjôo, digestivo, descongestionante nasal e colírio, além de algum tipo de remédio com hora marcada, como antibiótico. Nada que exceda 100 ml, pois será confiscado. De preferência para apresentações secas (comprimidos ou capsulas). Os demais, podem ser despachados com a mala. É interessante levar a receita médica. Aconselha-se a levar os medicamentos mais usuais na família, para não ter que comprar lá, sem saber exatamente as contra-indicações. Minha mãe e meu marido precisaram de anti-gripal quando chegamos em Atlanta (frio horrível). Uma amiga me indicou lá e compramos sem problemas. Porém, se fosse um antibiótico ou antiinflamatório estaríamos em apuros, pois lá não se vende esse tipo de remédio sem receita.

8) Make up 
Na bolsa, só o básico para a viagem... nada de líquidos, pois se a embalagem disser 100 ml eles confiscam no embarque, mesmo que tenha só um restinho. Algumas cias também criam caso com pastosos, como himel. A dica é levar tudo dentro de saco de plástico com fecho, tipo ziplock.

9) Agasalho
Dentro do avião o ar condicionado as vezes é gelado. É bom levar uma casaquinho ou um cachecol. 

10) Para leitura
É sempre bom ter um livrinho de palavras cruzadas ou um livro ou mesmo um guia de viagem para ver as últimas dicas. Junto leve também uma caneta... bateria de equipamento eletrônico acaba e o tempo não passa.

11) Guloseimas
Pode levar um chocolatinho, biscoitinho ou balinhas. Nos aeroportos isso custa caro e a comida de avião é sempre muito ruim.


B) MALA DE MÃO



Dimensões para mala de mão. Não esqueça de identificá-la

Quem não quiser levar bolsa, deverá levar tudo isso na mala de mão. Além disso, a mala de mão deverá conter:

1) Equipamentos Eletrônicos
Máquina Fotográfica, Filmadora, Celular, Tablet.... com respectivos cabos, carregadores, baterias e adaptadores de tomadas. 

2) Medicamentos Extras
Os de uso contínuo como pressão, diabetes, coração e os que a família possa vir a usar lá, especialmente os que dependem de receita médica. 

3) Objetos de Valor
Jóias, chaves, presentes frágeis.

4) Muda de Roupa Extra - na sua bagagem e na bagagem de mão das crianças:
Caso haja extravio de bagagem
  
5) Guloseimas Extras / Alimentação Infantil - na sua bagagem e na bagagem de mão das crianças:
Se a conexão vai ser longa e você está viajando com crianças, prepare um lanche gostoso para que não fiquem comendo comidas diferentes nos aeroportos... além da economia, é segurança! Se sua criança é um bebê, pode levar mamadeira e papinhas. 

6) Entretenimento para as crianças - na bagagem de mão das crianças:
Para que as crianças não se chateiem com a demora nos aeroportos e vôos, nem tampouco chateie você e os demais passageiros, leve coisas para que elas se distraiam. Opte por atividades sem som e que não tenham peças pequenas, pois acabarão perdendo. Bichinhos de pelúcia pequenos sempre ajudam na hora de dormir.


Importante: Medicamentos com prescrição médica, alimentação de bebês ou especial para ser consumida durante o voo devem ser informadas na inspeção.


O que não pode ser levado na mala de mão:
- Fósforos, isqueiros, objetos cortantes como canivetes, facas e tesouras. Se necessário, poderão ser despachados na mala.
- Embalagens com líquidos, inclusive gel, pasta, creme e aerosol com mais de 100 ml, mesmo se não estiver cheia. Apenas produtos líquidos, como cremes e perfumes adquiridos no Free Shop, mesmo que excedam o limite podem ser levados, desde que estejam em embalagem plástica e com a nota de compra.
- Líquidos, alimentos in natura


C) MALA A SER DESPACHADA


Identificar a mala e colocar um elemento colorido ajuda na hora de 
recolhê-la na esteira, em meio a centenas de outras, todas muito parecidas

Muita gente  pergunta se vale a pena comprar mala lá - em geral sim! Se este é o seu objetivo, leve uma mala daqui e compre as novas lá... Uma mala é suficiente e deve ir quase vazia. Pode se colocar uma mala menor dentro dela com as coisas, pois ambas voltarão lotadas. Quanto menos coisas levar, melhor.

A mala ideal para viajar é com 4 rodinhas, que giram 360 graus e o mais leve possível. Os aeroportos são enormes e anda-se muito com as malas... 

Na mala, leve pouca roupa... você acabará comprando muita coisa lá. Veja a previsão do tempo, pergunte como está o clima por lá, mas não caia na tentação de levar muita coisa. Prefira roupas básicas e que combinem entre si para compor diferentes looks com poucas peças. Se ficar hospedado em uma casa, poderá lavar e secar suas roupas na secadora, o que diminuirá em muito o enxoval a ser levado. Se ficar em hotel, a lavanderia terá um custo extra em sua viagem... é bom pensar nisso para não estourar seu orçamento.

Leve roupas e calçados confortáveis. Pense no que levaria para ir à praia e acrescente apenas um par de tênis e um moletom. O resto, se faltar, você compra lá. A menos que esteja programando algum passseio sofisticado, na maioria dos lugares, sua roupa será bermuda, camiseta, moleton e tênis. A maratona de compras e de parques é cansativa, por isso não dá para pensar em usar salto, tailers ou paletós. Tudo lá, é muito descontraído. 

Na Florida faz muito calor. Bonés e protetores não devem ser esquecidos, a menos que a viagem ocorra nos meses de novembro, dezembro ou janeiro. Neste caso, um casaco extra e um cachecol devem ir na mala.

Não esqueça de colocar identificação fora e dentro da sua mala. Já vi muitas etiquetas de identificação que se desprendem das malas, jogadas pelo chão dos aeroportos... havendo identificação interna, basta abrir a mala para saber de quem é. 


Outra dica é amarrar um pano colorido na alça, para que você a identifique de longe, nas esteiras. A minha, que era preta, igual a centenas de outras, eu pintei com tinta verde limão fluorescente... ficou horrível, mas eu a enxergo de longe e tenho certeza de que ninguém vai levá-la por engano. 

Já tive a experiência de levarem esta mesma mala por engano (quando era apenas preta básica)... depois do sufoco para recuperá-la, aprendi a customizar.




Cesariana na Mala
Infelizmente há vários relatos de pessoas que tiveram sua mala cortada e suas coisas de valor furtadas.  Chamam de "cesariana de mala". Para tentar evitar esse dissabor, a colocação de cadeados e embalagem com filme plástico ajuda. Dá para fazer a embalagem no aeroporto (pagando cerca de 20 dólares por mala) ou em casa. Compre o filme plástico em bobina e envolva a mala. Mas certifique-se de fazer isso somente quando tiver certeza de que a mala está realmente pronta.



............................................................................................................................................................
O que deixar em casa: 
- Uma pasta em seu e-mail com vouchers, reservas, horários, endereços, fotos de documentos. Passe para um amigo ou familiar que ficará no Brasil para, em caso de imprevisto, poder lhe enviar uma cópia ou também saber onde lhe encontrar.

- Contas pagas (muitas irão vencer durante o período da viagem) se não tiver como adiantar o pagamento, peça para que alguém envie a você os números de códigos de barras. Assim você poderá efetuar o pagamento via internet, de lá

- Um amigo/familiar/vizinho para regar as plantas, recolher jornais/revistas, fazer seu carro funcionar (para não descarregar a bateria).

- Porteiro avisado para não dar informação de que a família viajou e que ninguém está autorizado a retirar nada da sua casa 

Antes de sair:

- Levar o pet para o hotel 
- Verificar se gás, luzes e outros equipamentos eletrônicos estão desligados (cafeteira, ferro de passar, chapinha, etc.)
- Checar se trancou portas e fechou janelas

Nenhum comentário :