sábado, 18 de abril de 2015

A paixão por Disney transcende fronteiras inspirando artistas e turistas do mundo inteiro

Orlando é destino certo de viajantes do mundo inteiro, independente de idade, sexo, crença ou cultura. Grande parte deste "ímã" que atrai tanta gente é a Disney... e isso transcende aos parques... é uma paixão que não conhece fronteiras.

Crianças, adultos, jovens e idosos sonham com seus personagens favoritos, fazendo deles sua fonte de inspiração.

A designer Jasmine Nijjar, que trabalhou em uma empresa especializada em roupas de festa, em parceria com a fotógrafa Amrit Grewal transformou as roupas das princesas em designs tipicamente indianos, repletos de detalhes riquíssimos.  Confira os modelos: 

Branca de Neve

Jasmine

Bella

Mulan

Rapunzel

Pocahontas

Este é apenas um exemplo que mostra como os personagens Disney podem inspirar diversas culturas, podendo migrar para etnias bem diferentes. A arte de Walt Disney transcendeu os personagens originais e tem sido retratada por artistas através de diferentes técnicas.

O ilustrador americano Dante Tyler, por exemplo,  deu um apelo fashion às Princesas Disney e a seus trajes tradicionais, inserindo-as nas capas da Revista Vogue. Na sequência: Cinderela, Branca de Neve, Pocahontas, Jasmine, Bella  e Ariel.





Já o talentoso ilustrador e designer britânico Hayden Williams transformou as princesas em ilustrações de moda, fazendo uma releitura de suas roupas e adereços. Na sequência: Ariel, Bella, Cinderela e Branca de Neve.





A renomada fotógrafa Annie Leibovitz foi convidada em 2007 para fazer as peças campanha da Disney “Year of a Million Dreams”, nas quais atores de Hollywood e outras celebridades se transformaram em personagens Disney pelos olhos de Annie.

Jeff Bridges e Penelope Cruz em A Bela e a Fera

Zac Efron e Vanessa Hudgens em A Bela Adormecida 

Beyonce, Oliver Platt, e Lyle Lovett em Alice no País das Maravilhas

 Mikhail Baryshnikov, Gisele Bundchen, e Tina Fey como Peter Pan, Wendy e Tinker Bell

Jennifer Lopez e Marc Antony como Jasmine e Aladdin


A fotógrafa brasileira Carol Oliva retratou princesas com tenra idade em ensaios pra lá de encantadores. Na sequência, Ariel e Branca de Neve.




Gerações se renovam e as princesas, heróis, vilões, aventuras, sonhos e fantasias criados por Disney acompanham cada nova etapa da humanidade, evidenciando sempre o lado lúdico da existência humana. 

O desenho a traço foi se transformando em desenho animado, depois em animação, filme 3D, 4D e virão muitos mais Ds: D de Diversão, D de Descontração, D de Delicadeza, D de Disney... nas revistas, no cinema, na TV, na internet, nos milhares de produtos licenciados, a fantasia de viver a experiência deste mundo mágico, nem que seja por alguns Dias de uma vida inteira, valem a pena... não há Ds de dúvida.

O texto a seguir, publicado por Maurício Caldeira, no Grupo Parques de Orlando em abril/2015, reflete um pouco desta paixão Devastadora:


 "Quando eu pisar naquela terra mágica, os números, os problemas, as preocupações, toda essa parte chata de ser um adulto, terá ficado para trás. BEM para trás.
E, por 20 dias, serei criança novamente. Entrarei nas filas para tirar fotos com personagens. Ficarei alucinado com cada parada, com cada show, com cada atração. Olharei as prateleiras e meus olhos brilharão com cada "souvenir" que eu encontrar.
Vou comer o que tiver vontade. Beber idem. Entrar nas docerias e respirar o máximo possível daquele aroma.Vou andar pelos parques, pelas ruas. Vou pedir para repetir quando algum atendente falar algo que eu não entenda.                    
Vou andar até as baterias esgotarem. Vou dormir pouco. Andar muito. Se chover, andarei debaixo de chuva. Vou ver esquilos.Vou esquecer que, por debaixo das roupas dos personagens, há uma pessoa real. Naquele momento será o Mickey. O Donald. O Pateta. E quem mais for.
Porque para virar um adulto, basta o tempo. Mas, para virar uma criança, tem que se ter o sonho..."

Disney também inspira o Design pelo mundo:
de móveis a jóias... de alimentos a perfumes ... de roupas a utensílios de cozinha, movimentando milhões de Dólares 









Toda esta paixão, aliada à infraestrutura da região central da Florida, seu clima, qualidade de vida, investimentos constantes em melhorias e divulgação maciça explicam o crescente fluxo de turistas a cada ano na cidade de Orlando. 

Só em 2014 foram registrados mais de 62.000.000 de pessoas visitando a cidade, com 32 milhões de noites vendidas nos hotéis. Este marco transformou Orlando no destino turístico mais visitado dos Estados Unidos. Um aumento de 5% em comparação ao ano anterior. (Dados da agência de turismo Oficial da Cidade – Visit Orlando).

A indústria do turismo é o maior gerador de empregos e de impacto econômico para a região. Hotéis, bares, restaurantes, meios de transporte, condomínios, prestadores de serviços surgem a cada ano e se aprimoram para receber cada vez mais turistas ávidos pela experiência de viver um momento mágico em suas vidas.


Há famílias que viajam 1, 2, 3 vezes para Orlando, buscando, em cada viagem, vivenciar o encantamento criado por Disney. É maravilhoso ver a alegria das pessoas entrando nos parques. Dá para sentir a vibração positiva. Tudo é um só coração, batendo acelerado em cada atração. Alguns voltarão em breve. Outros, daqui a muitos naos. Outros, talvez, jamais conseguirão voltar, mas terão sempre na lembrança os momentos de pura magia vividos em Orlando.








Em 2014 foram registrados mais de 62.000.000 de pessoas visitando Orlando

Nenhum comentário :