segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como dizer NÃO aos que encomendam coisas quando a gente vai para Orlando

Bastou dizer: "Vou para Orlando" que brotam encomendas... 
como dizer NÃO sem perder o amigo?


Todo viajante já passou por esta saia justa. Tem sempre um "amigo" que quer um medicamento, ou um perfume, ou um suplemento vitamínico, ou um tênis, ou um moleton, ou um um i-phone... e a lista não pára de crescer...

Muita gente sabe como dizer "não" de forma direta; outros, têm muita dificuldade para negar o "favorzinho". 

Nas redes sociais há várias discussões sobre este assunto e percebe-se que as opiniões são praticamente unânimes: a grande maioria das pessoas não gosta de receber pedidos para compras quando vai viajar. Eu sou uma delas... digo não e pronto. Minha família, no entanto, não tem esta mesma facilidade e, em diversas ocasiões acabei presenciando o drama que é prestar este tipo de serviço. Então, do limão acabei fazendo a limonada que resultou neste post. Começando com os diferentes tipos de "pedintes" :

1) O Dr Explicadinho
Aquele que pergunta se você pode trazer UMA COISINHA - aí o viajante concorda e o pedinte arremata: "pra te facilitar, eu mando tudo especificado no teu email / whatsapp" ... de repente não pára de chegar pedido, com especificação de produto, marca, modelo, cor, tamanho, explicações mil sobre coisas que a gente nem sabe o que é, nem onde tem, muito menos quanto custa... perde-se um tempão danado procurando as tais encomendas com todas as especificações detalhadas.


2) O Sem Noção
Aquele que nem pergunta se você pode trazer UMA COISINHA - já aparece em sua casa para "se despedir" com a lista de compras e ainda arremata: "depois a gente se acerta".


3) O Sem Noção II
Ele avisa que fez umas comprinhas pela internet e mandou entregar na casa / hotel  em que você vai ficar... todo dia chega mais uma caixa - cada vez mais pesada e volumosa - as maiores sempre chegam no final, quando não tem mais espaço em sua mala.


4) O que faz Cortesia com Chapéu Alheio
Aquele que pede para o viajante trazer "coisinhas" que ele quer dar de presente aos sobrinhos, enteados, vizinhos, colegas de trabalho, etc... a lista é interminável porque todos os dias ele lembra de mais uma "coisinha" e, como não sabe bem direito qual o preço, então: "depois a gente se acerta".


5) O que gosta de Ostentar
O cara vive duro, se queixa o tempo todo que não tem dinheiro para nada, mas basta saber que alguém vai viajar até Orlando que, imediatamente aparece com a lista de encomendas pronta: tudo com a marca mais cara e ainda deixa claro: "traga com a sacola da marca, porque valoriza o produto".


6) O Indeciso
Diz que precisa de tal produto, mas ainda não decidiu exatamente e pede para você fotografar da própria loja e mandar para ele. Aí ele te faz perder um tempão mostrando TUDO o que a loja oferece e acaba não escolhendo nada... amanhã ele manda uma mensagem que se arrependeu e quer que você volte lá para começar tudo de novo...


7) O Esquecido
Você avisou há 6 meses que ia viajar e estaria disposto a trazer alguma coisa que ele lhe pedisse. Ele não pediu. Você fica 2 semanas em Orlando e ele ainda não pediu. No último dia ele lembra que você está voltando e decide mandar uma mensagem bem chorosa, explicando o porquê deste pedido em atraso e a lista vem grande... com mil pedidos de desculpas e nenhum dólar na conta antecipadamente...


8) O Esquecido II
O pedinte encomenda algo bem caro, como um i-phone ou uma máquina fotográfica profissional e quando você avisa que a encomenda chegou assim como a conta que ele precisa pagar, ele simplesmente esquece de vir buscar.... dá um cansaço para receber o produto que você trouxe e outro muito maior para te pagar... 


9) A Ingrata
Ela encomenda cosméticos, bolsas, roupas, fantasias das princesas, você traz e na hora da entrega diz que não era bem assim que ela queria... e tenta te convencer a ficar com o mico na mão e "passar" para outra pessoa...


10) A Exibida
Nem bem abriu o pacote, já posta nas redes sociais e avisa para TODO MUNDO que você trouxe de Orlando uma encomenda para ela, ou seja, anuncia sua boa vontade e dali por diante, já começam as perguntas para saber "quando é que você vai viajar novamente? " 


11) O Desavisado
É aquele que sabe tudo a respeito da encomenda, mas "nunca sabe" o preço, ou pior: sabe o preço que ele viu há várias semanas atrás em uma promoção relâmpago na internet. Quando você entrega a encomenda e mostra o valor pago na loja + impostos + taxa do cartão de crédito ele olha com ar de desdém e diz: "Puxa, mas que caro, hein??? posso te pagar em mais vezes??? não esperava que fosse tão caro ...


12) O Amigo Oculto
O pedinte desta categoria sempre tem um amigo que precisa de alguma coisa e ele quer ajudar...  desde que você compre, pague, traga, entregue e, na hora de pagar, vem a frase: "assim que eu encontrar o meu amigo, eu peço para ele pagar"... e este amigo nunca aparece...


13) O Desatualizado
Ele comprou um produto quando esteve em Orlando há 10 anos atrás e quer que você encontre o mesmo produto, na mesma loja, no mesmo endereço, com a mesma embalagem e lhe dá o valor que ele pagou naquela época para comprar agora ...


14) O Mala
Fez a encomenda, você acabou aceitando e, nem chegou em Orlando o "Mala" já está mandando mensagem para saber se você encontrou o produto, se já comprou, se pode mandar a foto da encomenda para ele ver se está de acordo, etc, etc, etc.


Para enfrentar estas feras, listei aqui vários argumentos que devem rebater os pedidos. Eu sei que muitas pessoas preferem aceitar a encomenda e depois dizer que não encontraram o produto ou que ele estava muito caro ou outra desculpa polida qualquer. Creio que isto acaba gerando uma insatisfação ainda maior para ambos: o que pediu ficou frustrado e o que não trouxe acabou mentindo. Por isso, prefiro dizer "não".


1) Diga NÃO com objetividade
Não adianta dizer que não pode pegar a encomenda porque já tem muita gente pedindo e não há como agradar a todos e bla, bla, bla... isso faz o pedinte perceber que você pega encomenda de muitos, logo ele vai insistir até convencer você de que a encomenda dele é "bem pequena, cabe em qualquer cantinho da mala." Basta dizer "não posso" e pronto. 


2) Diga NÃO imediatamente após o pedido 
Não deixe uma brecha, do tipo: vamos ver... quem sabe.... talvez... vou ver se tem um lugarzinho na mala dos meus filhos.... isso geral espaço para um pedido ainda maior... se a pessoa pediu e você não quer pegar encomenda, responda no ato: "não posso" e pronto. 


3) Diga NÃO em um tom que não deixe dúvidas, mesmo que seja sorrindo
Com a mesma cara de pau que lhe pedem coisas, você precisa responder para que entendam: às vezes a pessoa que precisa dizer não fica sem graça e não sabe como fazer... dê um sorrisinho amarelo e diga: " infelizmente eu não posso, fica para uma próxima."


Excesso da bagagem gera altas multas para os viajantes


Há um cem número de respostas que justificam o "não posso", entre elas:

1) Vou viajar com dinheiro contado: não posso pagar nada além dos parques, hospedagem e comida... 
2) Infelizmente a minha cota já está comprometida com as compras que eu vou trazer para mim e minha família - são apenas U$ 500... não dá pra nada ...
3) O dólar está muito caro, não vale mais a pena fazer compras...  nem vou entrar nas lojas, desta vez vamos curtir a viagem passeando
4) O nosso roteiro ficou muito apertado, não sobrou dias para compras, só passeio
5) Com o dólar nas alturas, nem encomendas para minha família eu vou trazer
6) Não conheço nada lá, não sei onde ficam as lojas, quero me comprometer e depois não poder cumprir
7) Desta vez terei somente uma mala... não tem espaço para mais nada
8) Não quero correr o risco de ter sua encomenda roubada de dentro da mala, pois a segurança nos aeroportos está cada vez pior
9) O tempo de conexão entre os vôos é muito curto, não dá para correr o risco de ser barrado na alfândega 
10) Teremos várias conexões e o risco de quebra ou perda é grande, prefiro não arriscar seus dólares
11) Reunindo nós e nossas malas já lota um taxi - não tem como trazer mais nada
12) Minha coluna não me permite carregar peso

Uma dica para evitar pedidos é não dizer a ninguém que vai viajar... nem postar fotos da viagem nas redes sociais o tempo todo... deixe para fazer isso quando voltar, assim ninguém vai ter como pedir encomendas.





Quando você acha que deve dizer SIM
Se, mesmo com todos estes argumentos, você acha que, para algumas pessoas, haverá espaço na sua mala para trazer a tal encomenda e você não se importará de procurar por ela, vai aqui a prova de fogo para o pedinte: 

1) Mostre a ele quanto custa seu tempo, seu trabalho, seus riscos na alfândega e apresente a conta antes de pegar a encomenda. Considere no cálculo que você vai declarar a encomenda e, por isso, ele terá que pagar o imposto correspondente (60%). Se, mesmo assim, ele topar e entregar antecipadamente todos os dólares na sua mão, aí a escolha é sua.

2) Peça para levar o cartão dele para comprar as encomendas. Se ele concordar, a escolha é sua.

3) Caso aceite transportar uma encomenda, a dica de segurança é: verifique pessoalmente o que será transportado e nunca aceite pacotes fechados evitando, assim, transportar produtos ilícitos. Abra um a um para não ter problemas alfandegários depois.


Quanto custa uma hora de sua viagem?

Some os preços unitários (por pessoa) de:
- Passagens + taxas de embarque + taxi (ou estacionamento de seu carro no aeroporto) + hospedagem + alimentação + impostos = RESULTADO 1
- Divida o Resultado 1 pelo número de dias da viagem = CUSTO DE 1 DIA
- Divida o Custo de 1 Dia por 24 horas = Custo de 1 hora de sua viagem
- Multiplique este valor a cada hora que você gastar com a procura, compra e entrega da encomenda = Custo a ser acrescentado ao valor pago pela encomenda 



A nova alternativa: sites de encomendas para viajantes

Para alegria de todos aqueles que se incomodam em dizer "não" frente a uma encomenda quando em viagem, já existem empresas especializadas nesta tarefa. Quando alguém quiser fazer uma encomenda, basta direcionar para uma destas empresas.

Tanto há empresas sediadas em Orlando que compram e despacham, como sites que conectam viajantes. Eu nunca usei estes serviços, por isso não posso dizer se funcionam realmente bem. Os textos a seguir foi retirados de reportagens da internet. Aceito complementações por parte de nossos leitores.



My Vip Box é um site que faz redirecionamento de encomendas. Basta se cadastrar gratuitamente e criar uma conta. A partir daí, o titular recebe um "endereço" nos Estados Unidos. Tudo que comprar, deverá ser encaminhado para este endereço. Quando a mercadoria chegar, será fotografada e direcionada ao estoque virtual para acompanhamento on line. Reunindo as mercadorias, as caixas serão montadas e pode-se escolher a modalidade e o país de envio. Isso economizará na cobrança por volume. Também poderá retirar as mercadorias em Kissimmee, no depósito da empresa. O proprietário é brasileiro, o que facilita a comunicação. Informações:  https://myvipbox.com/#/ 


O chileno Sebastian Cussen, de 29 anos, fundador do Canubring (Foto: Divulgação - from O Globo)


“Can you bring?”, que significa “Você pode trazer?” é um site criado pelo chileno Sebastian Cussen cujo objetivo é unir pessoas que viajam com espaço livre na cota de bagagem a outras que precisam de alguma coisa na mesma rota. O preço pelo serviço e a forma de entrega são combinados pelos próprios usuários. O site possui uma tabela com algumas sugestões de valores, geralmente calculados de acordo com peso do produto e o tempo de vôo.

O viajante pode fazer a compra ou simplesmente recebê-la na casa/hotel em que estiver hospedado. Pode depois entregá-la pessoalmente ou enviá-las via correio.


Personal Florida é uma empresa que armazena e também redireciona mercadorias de Orlando ou de Miami para o Brasil. Informações: http://personalflorida.com/seu-endereco-nos-eua/

A IBA Express é uma empresa especializada na compra (busca e coleta de preços) guarda e envio de produtos, entre outros serviços como: transporte de cargas e mudanças. Informações: http://ibaexpress.com/  

Empresa que armazena compras feitas pela internet e aguarda retirada no depósito em Orlando. Informações: http://www.postalboxusa.com/armazenamento.php

A empresa entrega no hotel/casa as compras feitas pela internet, além de prestar outros serviços, como transporte para parques, outlets e compra de ingressos. Informações: http://www.fmtransports.com.br/servicos/

Armazena mercadorias, malas, envia mercadorias para diferentes países, transfer de malas, entre outros serviços. Informações: https://mepimports.com.br/

8) Particulares
Há vários brasileiros que moram nos Estados Unidos e prestam este tipo de serviço. Segue uma lista para indicar aos "amigos pedintes":

Nenhum comentário :