sábado, 18 de fevereiro de 2017

Como abastecer o carro em Orlando

Nada neste mundo é perfeito e uma das coisas bem diferentes em Orlando em relação ao Brasil é o abastecimento do carro.
Aqui temos frentistas, lá não. É a gente que tem que fazer o trabalho... nisso, confesso, aqui é bem melhor...

Em Orlando nós é que temos que abastecer o carro. Não há frentistas 

Os postos de combustível se chamam “gas station” e encontram-se nas esquinas, como aqui. As marcas mais presentes são: 7 Eleven, Chevron, Wawa, Shell, Exxon, Texaco, entre outras.

Em todo o país, combustível é vendido em galões e não em litros, como aqui. Um galão (US Gallon) equivale a 3,78 litros, ou seja: quase 4 litros!!! É importante saber isso, pois nossa cabeça precisa pensar em 4 vezes menos volume de combustível... por exemplo: se aqui, você costuma colocar 80 litros, lá serão apenas 20 galões.

Como abastecer seu carro em Orlando
1)      Encontre o posto. Há muitos, espalhados pela cidade.
2)      Antes de parar, certifique-se que a abertura para o tanque está do lado correto. No painel do carro há uma seta indicando de qual lado está o tanque.
3)      Pare o carro junto à bomba, que se chama “pump”. (americano tem pavor da palavra bomb... em tempos de Trump é melhor nem pensar nesta palavra .....)
4)      Abra o tanque. Esta hora é difícil, pois cada carro abre de um jeito: uns precisam da chave, outros não... é bom pesquisar com antecedência como abrir o tanque.
5)      Escolha a gasolina: geralmente há 3 tipos. Aperte o botão da gasolina escolhida.
6)      Tire a mangueira do suporte e levante a alavanca que a prendia
7)      Insira a mangueira no tanque. Caso queira completar o combustível, há uma trava perto do gatilho da mangueira que, ao acioná-la, destravará quando o tanque estiver cheio. Caso queira colocar somente alguns galões, você poderá controlar manualmente através deste gatilho
8)      Devolva a mangueira ao suporte e no visor aparecerá: Do you want a receipt? YES or NO”, que traduzindo é: você quer recibo? SIM ou NÃO.

Várias redes têm excelentes lojas de conveniência

Como utilizar as Bombas de Combustível
Há 3 tipos de “pump”, de acordo com o número de mangueiras.

1)      Pump com 3 mangueiras
Nesta bomba, cada mangueira serve para um tipo de gasolina diferente.
O cliente deve selecionar o tipo de pagamento e o tipo de gasolina.
Em seguida, deve retirar a mangueira do suporte e seguir as instruções do painel. Algumas vem com desenho (bem mais fácil). Ao pressionar START começa a liberação do combustível.
2)      Pump com 1 mangueira
Nesta bomba, a mangueira única serve para os diferentes tipos de gasolina.
O cliente deve selecionar o tipo de pagamento, retirar a mangueira do suporte e pressionar o botão com o tipo de gasolina que deseja (87, 98 ou 93) e liberar o combustível.

3)      Pump com 2 mangueiras
A mangueira preta é para gasolina e a mangueira amarela é para diesel.
O cliente deve selecionar o tipo de pagamento, retirar a mangueira do suporte e pressionar o botão com o tipo de gasolina que deseja (87, 98 ou 93) e liberar o combustível.

Dica: Algumas bombas não liberam o combustível de cara.  É preciso pressionar mais vezes até que o combustível comece a sair.

Tipos de Gasolina: 87, 89 e 93

Tipos de Gasolina: 87, 89 e 93
Assim como há 3 tipos de bombas, há também 3 tipos de gasolina: regular, plus e supreme. A variação é de acordo com a octanagem:
- 87: comum (regular)
- 89: plus
- 93: supreme
Como para mim, isso é grego, serve qualquer uma... de preferência a mais barata !!!!



No posto, a ordem dos procedimentos é: Pagar, Escolher a Gasolina, Abastecer


Como usar o cartão de crédito na bomba de combustível
O cartão deve ser inserido e retirado rapidamente.
Em seguida aparecerão as instruções no painel. Cada rede segue um sistema diferente, mas, em geral, pede-se para:
- digitar os cinco número de zip code . Dica: tenha a mão o zip code do seu local de hospedagem.
- digitar a senha do cartão


Como pagar o combustível no caixa
Dizem que existe, mas eu nunca encontrei um posto em Orlando no qual você abastece e depois paga, como acontece aqui no Brasil. Lá, primeiro paga, depois abastece e há duas formas de fazê-lo:

1) Com valor pré-definido
Você posiciona seu carro junto a uma das bombas, verifica o número e vai ao caixa para pagar. Basta dizer o número da bomba (pump number) e pagar o valor que deseja. Depois escolhe o tipo de gasolina, abastece e o fornecimento de combustível vai travar automaticamente quando atingir o valor pago.

2) Com valor a definir
No caso de completar o tanque, ou no caso de seu cartão não ser aceito na bomba, vá ao caixa e estabeleça um valor. Avise que vai completar o tanque e depois que abastecer, volte para o caixa para pegar o troco.
É comum para nós, brasileiros, estimar um valor bem alto e depois pegar um grande troco de volta, pois estamos habituados a fazer as contas em litros e não em galões.

Assim que a bomba for liberada, o motorista tem cerca de 3 minutos para iniciar o abastecimento. Do contrário ela será travada novamente. Por isso é bom começar logo e não ficar distraído na loja de conveniência, pois o tempo passar rápido.


Uma dica é ter no carro uma toalha ou lenços umedecidos para limpar as mãos depois de abastecer.


Nenhum comentário :