terça-feira, 9 de setembro de 2014

Saúde em dia???? Verifique antes de viajar para Orlando

Verificar as condições de saúde da família deve ser um procedimento constante e rotineiro. Antes de viajar, no entanto, é preciso que certos cuidados sejam observados para garantir uma temporada tranquila. Aqui vão alguns dicas, conselhos e "causos":

Mudanças de clima e alimentação podem desandar a saúde e a viagem... 

Conselhos sobre a saúde das crianças
É difícil, mas aconselho os pais a tentar preservar as crianças com relação à saúde, na semana que antecede à viagem. É comum as famílias viajarem nas férias escolares, período em que as crianças têm mais chances de se machucar... já vi muitas crianças embarcando com braço engessado, curativo nos joelhos, etc... o que pode dificultar sua estadia e limitar as brincadeiras por lá.

Outro cuidado é com os resfriados. As famílias vão para a praia no verão brasileiro, as crianças tomam muito sol e embarcam para Orlando, onde será inverno - sujeitas a variações de temperaturas e ar condicionado nos aeroportos, aeronaves, etc, etc... tivemos uma hóspede em uma de nossas casas com idade em torno de 8 anos, que foi para a praia, tomou muito sol e embarcou para Orlando dois dias depois. Por sorte a família tinha alugado uma casa, pois ela passou 2 dias de molho, febril, sem poder brincar nos parques... como a casa é grande, puderam cozinhar, assistir DVDs, os pais puderam sair com o irmãozinho enquanto a avó ficava com ela, em casa... se fosse num quarto de hotel, isso seria muito mais difícil...

Outro episódio ocorreu com uma família que iria alugar uma de nossas casas. Fizeram as contas e acharam que iriam "economizar" reunido pai, mãe e dois filhos em um quarto de hotel - diferença de 50 dólares por dia x 9 dias = 450 dólares.  Chegando no "quarto econômico" o menino, com pouco mais de 4 anos, teve uma crise alérgica por causa do mofo e perderam quase um dia até que conseguiram outro "hotel econômico": muito stress para pouca economia... 


Gestantes
Grávidas a 8 semanas do parto ou menos, precisam de atestado médico com autorização para viajar. Muitas gestantes viajam para comprar o enxoval de seu bebê. Um casal de amigos fez esta viagem, acompanhando o "casal grávido". Ficaram em hotel, pois desconheciam o conforto de se hospedar em uma casa... chegando lá, a gestante, acostumada a comer comida saudável do Brasil (saladas, carne branca, pão integral, etc) começou a se sentir mal, talvez pela comida dos restaurantes e fast foods - isso desencadeou a preocupação em todos e tiveram que antecipar a volta para casa... 

Idosos
É cada vez mais comum recebermos famílias de hóspedes em nossas casas, compostas pelos pais, filhos e avós. Para os avós, atenção especial ao fazer as malas para não esquecer da sua "farmacinha". Se toma medicamentos que dependem de receita médica, passe no médico, já compre alguns a mais para levar, pois lá ficará mais difícil. Os idosos, assim como as crianças, são mais suscetíveis a mudanças, tanto climáticas como de alimentação, por isso, o cuidado com sua saúde deve ser redobrado. Mais uma vez, a opção pelo aluguel de uma casa, onde se pode cozinhar, é indicada.

Pets
Quem quiser levar seu pet para Orlando, precisará cumprir uma série de trâmites burocráticos e sanitários junto ao Ministério da Agricultura, como vacinas e outros procedimentos. Clique aqui para saber mais.  Para levar seu pet, também é preciso alugar uma casa que o aceite.

Durante a viagem
Como o espaço no avião é pequeno e serão muitas horas sentado na mesma posição, algumas pessoas acabam a viagem com os pés inchados. Por isso é interessante viajar com calçado confortável, fácil de tirar. A TAM fornece meias para os passageiros ficarem sem sapatos. Outras empresas não. 

Quanto à alimentação, nem sempre a comida é boa - para falar a verdade, normalmente é ruim. Aconselho a levar alguns biscoitinhos para as crianças, uma fruta ou algo de que gostem para que não fiquem com fome ou comam algo que os desarranje.


Seguro-saúde
Aconselha-se a nunca viajar sem um plano de saúde com cobertura internacional (seguro de viagem). Agências de turismo e de intercâmbio oferecem este produto para todas as ocasiões. Cartões de crédito também. Verifique sempre como deverá proceder em caso de necessidade (telefone de contato, reembolso, etc, antes de embarcar).
Caso necessite levar medicação restrita ou específica, sugere-se que a receita médica acompanhe a mesma, preferencialmente traduzida para o idioma do país de destino ou pelo menos em inglês.

Nenhum comentário :