Tenho publicado várias dicas de viagem neste blog. Desta vez, com base na experiência da Greenwichtours e episódios vividos por mim e pelos nossos hóspedes, seguem mais dicas, conselhos e causos:
Antes de viajar para o exterior, fique atento aos procedimentos burocráticos
Documentos
Alguns meses antes de viajar, verifique a data de validade de seu passaporte e do visto. Elas não coincidem - a data precisa ser válida não apenas para entrada no país estrangeiro, mas também para o retorno. Se precisar renovar, pode demorar em torno de 60 dias. É bom se garantir.
Tire uma cópia de todos os seus documentos. Grave em seu e-mail ou outro local que possa acessar com facilidade. Em caso de extravio, será muito mais fácil iniciar a busca.
Salve em lugar de fácil acesso ou imprima as confirmações de passagens, aluguel de carro, casa, etc, para não perder tempo em aeroportos ou na porta de casa, com sua família cansada, esperando para entrar.
Menores de 18 anos
Por exigência da Polícia Federal, brasileiros menores de 18 anos, que pretendem embarcar para o exterior desacompanhados de seus pais ou com um deles apenas, precisam apresentar autorização para viagem ao exterior. Ela deve ser feita em cartório, com a presença dos pais. Em caso de morte de um dos pais, o atestado de óbito deverá ser anexado a esta autorização.
Já perdi uma viagem por causa disso. Minha filha ficou doente, com pneumonia e não pudemos embarcar todos juntos. Meu marido foi na frente com o restante da família e nós duas iríamos uma semana depois, quando o médico a liberasse. Paguei caro pela diferença das passagens, armei todo o esquema e na hora do embarque não tinha esta autorização. Resultado: mais uma vez ela não embarcou. Ficamos em casa, amargando o prejuízo.
Aeroporto
Procure chegar ao aeroporto entre 2 e 3 horas antes do horário de embarque. As companhias aéreas, principalmente as internacionais, fazem várias perguntas aos passageiros para garantir a segurança e às vezes pede que sua bagagem seja aberta para fiscalização. No caso de quem viaja para Orlando através da Delta, por exemplo, a check in é bastante demorado.
Normalmente, 2 ou 3 dias antes do embarque é bom reconfirmar suas passagens junto às companhias aéreas, para evitar imprevistos. Se você comprou as passagens pela internet, a própria cia. lhe enviará e-mail de confirmação.
Bagagem
Bagagens danificadas ou extraviadas devem ser reclamadas imediatamente a um funcionário da companhia aérea, antes de deixar o aeroporto. Uma coisa é certa: eles jogam as malas de qualquer jeito e isso não adianta reclamar, por isso, não gasta muito dinheiro em uma mala bonita, pois vai voltar muito feia... uma dica é pagar 15 dólares ou mais para embalar a mala, com plástico - nos aeroportos eles prestam este serviço.
Se a mala é preta, marrom ou azul marinho, como a maioria das malas nos aeroportos, fixe um adesivo bem aderente, amarre uma fita ou um lenço colorido para identificá-la de longe. Deixe bem visível também um cartão de identificação, com seu nome, endereço no Brasil, fone e e-mail, caso seja trocada com a mala de outra pessoa.
Fica a dica: não amarre algo muito valioso para identificar sua mala - eu fiz isso e furtaram... Se sua mala é de tecido que permite pintura, dê asas a sua criatividade e faça uma ilustração colorida - será única . Comprei uma tinta verde limão e pintei minha mala preta com meu nome. Gostei da ideia e comprei mais cores para deixá-la bem colorida. Meus filhos acharam horrível, mas de lá para cá, nunca mais a perdi de vista.
Extravio
Outro fato que já aconteceu conosco, foi a não chegada da mala ao Brasil: voltando de Orlando, o avião da Delta vai primeiro para Atlanta e depois para o Brasil. No aeroporto de Atlanta, eles escolhem aleatoriamente, malas que serão inspecionadas. Uma delas foi a nossa, porém, como demoraram muito a devolver, o avião partiu sem ela. Esperamos um tempão na esteira aqui no Brasil, até nos convencer de que a nossa mala havia ficado para trás. Falamos com o pessoal da cia, ali mesmo no aeroporto, e, de posse do ticket numerado, o funcionário identificou imediatamente a localização e situação da mala, informando-nos que ela havia sido sorteada para inspeção, estava OK e chegaria no próximo vôo, sendo entregue em nossa casa, aqui no Brasil: e assim aconteceu.
Fica a dica: se quiser trazer alguma coisa que precisa, necessariamente chegar com você, sem atrasos, traga na mala de mão.
Eletrônico na mala
Se aparecer produto eletrônico no raio X, como tablet, por exemplo, a cia aérea abrirá sua mala. Isso também já aconteceu conosco. O tablet de uso diário aqui no Brasil foi despachado na mala, pois não seria usado durante a viagem... foi levado apenas para uso lá. Chegando em Orlando, ao abrir a mala, ela estava revirada e com uma notificação da Delta, avisando que havia sido aberta. Não tiraram nada, estava tudo lá, mas o nosso susto foi grande.
Fica a dica: não despache eletrônicos na mala. Leve-os na mala de mão.
Malas sem Alça
Caminhando centenas de metros pelos aeroportos, a expressão "mala sem alça" faz todo sentido, como também "mala sem rodinha". POR FAVOR: não viaje sem uma mala de rodinhas, de preferência as que giram para todos os lados. Verifique o estado de suas malas. Caminhar em aeroportos é um grande esforço porque tudo é muito grande e normalmente eles cobram uso de carrinhos de bagagem.
Excesso de Peso
Cada companhia aérea dispõe de normas específicas de transporte de bagagem. Peso, tamanho e volume diferem de uma para outra. Excesso de bagagem é taxado por quilo extra. Lembre-se de reservar alguns dólares para esta situação.
Pranchas de surf, bicicletas e equipamentos esportivos de grande porte são taxados no check-in e são considerados volumes extras, mesmo que você não esteja despachando mala alguma. O custo varia de acordo com a companhia aérea. Fique esperto!!!
Nenhum comentário :
Postar um comentário