sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Comendo bem em Orlando

O encantamento com a cidade de Orlando já começa no aeroporto e segue pelas ruas, lojas, parques e arredores. Mas quando o assunto é comida, as opiniões são muito divergentes.

Normalmente a comida servida nos restaurantes ou é adocicada ou apimentada ... muito diferente do tempero caseiro a que estamos acostumados aqui no Brasil. Sem falar que as crianças começam a sentir falta de arroz, feijão, macarrão e bife de verdade. Confesso que nós, adultos, também.

Na primeira vez que viajamos, ninguém aguentava mais comer fast food, nem tomar o café aguado que eles servem... até o refrigerante é aguado, pois enchem o copo com gelo ... muito estranho para o nosso paladar.

Na segunda vez, ficamos em uma casa e pudemos cozinhar... muito melhor: feijão, arroz, churrasco, café brasileiro, pudim de leite... coisas nas quais o Brasil é campeão !!! 

Muita gente pergunta se precisa levar leite condensado, café, leite ninho, Guaraná Antarctica, farinha de mandioca do Brasil para lá... eu respondo: claro que não, em Orlando tem produtos brasileiros em supermercado. 

No Seabra Foods (5571 International Dr, Orlando, ao lado do Banco do Brasil, quase em frente ao restaurante Camila's) se compra feijão, arroz, carne com os cortes daqui (alcatra, maminha, picanha ...) pão de queijo para assar em casa, polvilho, farinha de mandioca, aipim, Guaraná Antarctica e também comida pronta.

Produtos brasileiros no supermercado em Orlando

Carne fresca, cortada na hora, pelo açougueiro que fala português

 
Sucos, leite condensado, creme de leite das marcas brasileiras a venda em Orlando

Quem disse que não tem aipim em Orlando ?

   
Não precisa levar café, nem Guaraná do Brasil na mala. Tem para vender em Orlando 



Todos falam português neste supermercado. Fica na International Drive, 5571

Há outros supermercados que vendem produtos brasileiros. Um deles é o Supermercado Brasileiro, também na International Drive, 5450 (bem pertinho do Seabra - dá até para comparar preços). Estive lá há 4 anos e achei caro, por isso não voltei mais... talvez tenha mudado sua política de preços... (as fotos são de 2014) 


 

  
Produtos brasileiros à venda em Orlando

Comida de verdade também nas redes americanas
Não é apenas no Seabra e no Supermercado Brasileiro que se encontra comida de verdade.... no Walmart também tem arroz, feijão, leite condensado, só que de marcas diferentes. 

Há também sucos, refrigerantes e vinhos com preços ótimos, além de carnes, peixes, camarão... comidas prontas que se pode comprar em pequenas quantidades para experimentar ... se gostar, compra outra vez, se não gostar, não perde muito.



Arroz, feijão e leite condensado à venda no Walmart

Vinho fabricado na Califórnia por menos de 3 dólares


A hospedagem em uma casa, possibilita às famílias cozinhar pratos muito gostosos e fazer uma grande economia. Na noite em que iríamos receber visitas, comprei os ingredientes no Walmart e preparei um salmão com crosta de gergelim, que assei no forno, acompanhado por arroz branco, maionese de batata com camarão e vinho branco. Um prato fino, bonito, delicioso e muito econômico !!!

Salmão assado com crosta de gergelim, preparado na cozinha da casa Crystal

Maionese de batata com camarões, preparada na cozinha da casa Crystal

O salmão custou U$ 20,51 = 68 reais. Comeram 4 pessoas e sobrou
O camarão custa menos da metade que o valor pago no Brasil

Comidas Prontas
Há várias opções de comidas prontas nos supermercados de rede: Walmart, Publix, Target, além do Seabra e Whole Foods (que comercializa orgânicos). 

Quem se hospeda em uma casa pode comprar alguns pratos prontos e preparar outros, experimentado novos sabores. No Seabra, encontrei doces muito saborosos, grandes, de encher os olhos por 1,99 cada... levei para casa embalados em uma caixa ... 

Doces prontos podem ser levados para comer em casa

Vi no Walmart e decidi experimentar: não me arrependi. É uma comidinha muito saborosa, que caiu bem com o peixe. Chama-se orzo mediterrâneo. A princípio, pensei que era um tipo de arroz, mas é uma massinha, cortada no formato de arroz, com tomate seco, rúcula e alcaparras. Um pote bem servido custou U$ 1,27. 

Há várias opções de comidas prontas nos supermercados em Orlando

Há várias opções de comidas prontas nos supermercados: Walmart, Publix, Target, além do Seabra e do Whole Foods, que trabalha com orgânicos.

 
 Uma das vantagens de se hospedar em uma casa é comer bem e barato 

Quem se hospeda em uma casa pode economizar centenas de dólares com comida. Uma refeição em um restaurante (mesmo que seja de praça de alimentação de shopping) não custará menso de 15 dólares por pessoa. Em casa, um bom prato de macarrão, com carne e legumes custa em torno de 3 dólares por pessoa. Os legumes são vendidos em pacotes já pré-prontos. O macarrão é só cozinhar e a carne, fatiar e fritar... 

As casas contam com fogão elétrico, forno, freezer, geladeira e LAVA-LOUÇA ... em poucos minutos se prepara a refeição ... depois a máquina lava.... com isso, é possível fazer muito mais compras com a economia em restaurante, além de comer muito melhor.

Outra vantagem é a churrasqueira... brasileiro não consegue passar um final de semana sem um churrasco... imagine em férias, à beira da piscina... nossas casas contam com churrasqueira, sem nenhum custo adicional, para que as famílias possam se deliciar.

Outra vantagem de se cozinhar em casa, é que as sobras viram recheio para sanduíche, que podem ser levados nos passeios do dia seguinte ... mais economia !!!

 Jantarzinho caseiro após dia de passeio

 Peito de Frango + Salada = nutrição sem engordar (e sem gastar os valiosos dólares)

 Sanduíches com as sobras do jantar: alface, queijo, tomate, frango desfiado 

Churrasco preparado na churrasqueira da casa, à beira da piscina

As sobremesas 
Nos supermercados há vários tipo de sobremesas, como tortas geladas e sorvetes que podem ser incrementas em casa, até mesmo pelas crianças. Por exemplo: num recipiente, coloca-se sorvete + chantilly + calda de chocolate morangos ... que tal?


Uma família com 6 pessoas gasta em torno de 180 dólares por dia em restaurante

Ao fazer o orçamento da viagem, a alimentação é um item muito importante e que pesa no orçamento. Muitas famílias ainda acham que por uma diferença de 20/30 dólares a menos por noite, é mais econômico ficar em um hotel, em vez de uma casa... Mesmo que seja um período de 10 noites, isso representa 200/300 dólares: considerando um grupo de 6 pessoas x 15 dólares por refeição x 2 refeições por dia = 180 dólares por dia !!! 

Com os mesmos 180 dólares dá para comprar muita comida e encher a geladeira para a família inteira curtir a temporada. A seguir, alguns preços, para que seja levado em conta na hora de optar pela hospedagem em casa x hotel:

Refeições prontas no Cotsco para comer em casa:








Carnes para preparar na panela ou fazer churrasco no Publix





Frutas, Carnes, Sucos e Refris no Walmart










Nenhum comentário :